sexta-feira, 8 de junho de 2012

Quem precisa de tv para viver?


Bem, nossa televisão nos abandonou há uns dois meses, ela foi fazer companhia ao aparelho de dvd que já nos deixou há muito tempo. Mas nós decidimos não comprar outra, pelo menos não imediatamente. Pra falar a verdade nem está fazendo falta e tá sendo ótimo pras crianças que têm mais disposição pra inventar brincadeiras, e ainda  aproveitam melhor o quintal pra brincar.
Mesmo pra quem tem a tv funcionando pode ser interessante o exercício de aposentá-la por um tempo e descobrir outras formas de entretenimento e diversão. 
Abaixo alguns tópicos que eu selecionei daqui sobre sugestão aos pais para fazer melhor uso da mídia:

  1. Fique alerta para os programas que seus filhos assistem. Estas sugestões são importantes para todas as crianças, principalmente para as mais jovens: quanto mais jovem a criança, mais impressionável ela é.
  2. Evite usar a televisão, vídeos ou video games como se fossem uma babá. Pode ser conveniente para pais muito ocupados, mas pode acabar se tornando um padrão usual se utilizar a mídia para entretenimento e diversão. Simplesmente desligar os aparelhos não é, nem de longe, tão eficaz como planejar alguma outra atividade divertida para a família.
  3. Limite o uso da mídia. O uso da televisão deve ser limitado a não mais de uma ou duas horas de boa qualidade por dia. Estabeleça também limites de acordo com a situação: nada de televisão ou video games antes da aula, durante o dia, na hora das refeições ou antes que o tema de casa esteja feito. 
  4. Desligue o televisor durante as refeições. Utilize esse tempo para conversar e manter contatos familiares.
  5. Assista o programa que seus filhos estiverem assistindo. Isso permitirá a você saber o que eles estão assistindo e lhe dará uma oportunidade de discuti-lo com eles. Seja ativo: fale e faça conexões com seus filhos enquanto assistem o programa.
  6. Torne-se um alfabetizado em mídia. Isso significa aprender a avaliar criticamente as ofertas da mídia. Primeiro aprenda você e depois ensine a seus filhos. Aprenda sobre publicidade e ensine seus filhos a respeito de sua influência nos meios de comunicação que eles usam.
  7. Limite sua própria permanência frente à televisão. Dê um bom exemplo através de sua moderação e discriminação ao assistir programas. Seja cuidadoso quando as crianças estiverem por perto e possam observar seu programa.






Um comentário:

Cláudia disse...

Fiquei sem TV em casa também por um semestre. A bichinha (CCE) pifou e nunca mais ressuscitou. Nesse período, estudamos mais, dormimos mais, passeamos mais... E outa grande vantagem: só descobrimos o sucesso daquela música do Michel Teló quando já estava acabando.
A desvantagem é que ficávamos meio fora dos assuntos que todo mundo tava comentando. Por mais que acompanhasse as notícias pela net, sempre deixávamos passar alguma coisa pq a net nos dá a opção de escolher sobre o que vai ler.