sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Vivendo e compreendendo


Eu sempre gostei de passar por todas as fases da minha vida e aproveitei o melhor de cada idade, mas agora estou amando ter 32 anos, e a segurança, compreensão e aceitação que vem junto.

Num desses momentos de reflexão, eu comecei a pensar nas minhas reações, diante dos mesmos fatos, de anos atrás em comparação ao período atual.

Ocorreu-me então a importância de se ter conhecimento sobre as coisas, ou estar disposto a compreender, porque tudo fica mais fácil quando nós conhecemos o processo, do qual fazemos parte. Acho que a expressão que usamos para chamar alguém de "infantil", poderia estar ligado a isso, e seria alguém que como as crianças, não entendem o porquê das coisas e se sente irritado, preferindo ignorar ao invés de aceitar os fatos.

Apesar de não me lembrar de alguma vez ter sido inconsequente, devo confessar que já me descabelei muitas vezes por algo não acontecer conforme eu esperava. A falta de compreensão nos torna alheios e incapazes de participar. Mas pior que isso, é não estar disposto a entender. Pensando nisso, me veio à cabeça um trecho da música Tocando em frente (composição de Renato Teixeira) que diz um pouco sobre isso.

Se antes eu não conseguia compreender certas coisas, hoje percebo as situações com mais clareza. Então eu posso dizer que continuo tocando em frente, e já começo a compreender a marcha.

Nenhum comentário: